Com quase 30 anos em exibição, o anime Pokémon conseguiu criar uma legião de fãs e além disso, tecer uma mitologia fantástica. Porém, uma coisa que poucas se lembram ou sabem é que o anime já apresentou um Pokémon brasileiro, ao longo dessa matéria iremos falar sobre ele.

Com uma franquia famosa e estável por quase 30 anos, os jogos e anime Pokémon já apresentaram diversos monstrinhos que representam algumas regiões do mundo. Mas, até o presente momento não tivemos nenhum jogo que se passe no Brasil ou na região da América do Sul.

Conheça o Pokémon brasileiro

Cyrano
Imagem: Pokémon Company /

Apesar que nas recentes atualizações das DLCs, dos jogos Pokémon Scarlet & Violet, conhecemos Cyrano, o diretor da Blueberry Academy. E que de acordo com as informações do jogo, ele não é da região de Paldea e nem de Unova, local onde fica a a Academia. Assim, as únicas informações que temos é de suas aventuras pelo mundo Pokémon, que para muitos são apenas rumores.

A comunidade e os fãs de Pokémon começaram a teorizar que Cyrano seria uma preview da nova região, da 10ª geração dos jogos Pokémon. Já que seu nome, em japonês, vem da cor ciano e de Vaccinium sect. Cyanococcus, o nome científico da fruta mirtilo (blueberry). A fruta é originária do hemisfério Sul, nas regiões do Peru ou Chile, e grande parte dessas produções são enviadas para o hemisfério Norte. Então, por conta destas informações previamente estabelecidas, os rumores da 10ª geração acontecer na América do Sul ou Brasil ficaram mais fortes.

Mas quem é o Pokémon brasileiro?

Conheça o Pokémon brasileiro

Mew
Imagem: Pokémon Company

Mas antes de tudo isso, a franquia Pokémon já havia apresentado um Pokémon que é brasileiro. Sim, isso mesmo, existe um Pokémon brasileiro, estamos falando dele o Mew. Para quem, não se lembra no primeiro filme da franquia, é dito que o Mew foi encontrado na floresta amazônica. E grande parte do território da floresta, se encontra no Brasil.

No anime Pokémon Jornadas, temos a revelação do Projeto Mew, no qual são liderados pelo Professor Amaranth. Onde o mesmo reforça que o lendário Pokémon vive no Monte Table, que se analisarmos bem é um adaptação do Monte Roraima localizado na América do Sul. O Monte Roraima fica localizado entre os países da Guiana, Venezuela e Brasil, reforçando a teoria que o Mew teria origem no Brasil.

Conheça o Pokémon brasileiro

Mt. Table e Monte Roraima
Imagem: Pokémon Company / Pete Oxford

Além disso, durante o CD Drama de Miyamoto, a mãe de Jessie (Musashi, no japonês), é comentado que a integrante da Equipe Rocket, vêm a América do Sul em busca do Mew. E assim, durante um bom período pesquisando e investigando informações do Pokémon, até então, desconhecido, consegue encontrá-lo no meio da floresta amazônica. Porém, Miyamoto nunca voltou desta missão e até hoje seu paradeiro é desconhecido.

Por fim, estas são as informações que fizeram toda a comunidade Pokémon acreditar que Mew é um Pokémon brasileiro, antes mesmo de existir uma região baseada no país ou continente. Todas, as informações que estão na matéria podem ser encontradas nas páginas oficiais do anime e jogos Pokémon.