Um clássico japonês que chega ao Brasil

A Conrad Editora anunciou o lançamento do mangá Okinawa durante uma live realizada em parceria com o canal 2quadrinhos. A previsão de lançamento no Brasil é para maio.

Okinawa reúne duas coletâneas de histórias criadas por Susumu Higa: Espada de Areia (Suna no Tsurugi) e Mabui. Juntas, essas obras somam cerca de 500 páginas, oferecendo aos leitores uma visão rica e profunda sobre temas culturais e históricos.

Espada de Areia foi originalmente publicado em 1995, contendo 7 capítulos. Já Mabui foi lançado em 2010, também com 7 capítulos. Ambas as coletâneas destacam o estilo único de Susumu Higa e sua habilidade em explorar narrativas emocionantes e reflexivas.

Mangá Okinawa de Susumu Higa será publicado no Brasil pela Conrad
Imagem: Divulgação

Sinopse:

Um reino que era pacífico e independente até ser anexado pelo Império do Japão no século XIX. Okinawa foi o local da batalha em terra mais avassaladora da Guerra do Pacífico. Hoje, o arquipélago é a província mais pobre do Japão e abriga, contra sua vontade, 75% das bases militares dos Estados Unidos no país.

Okinawa reúne duas coletâneas de histórias produzidas por Susumu Higa, mangaká nascido no arquipélago. Em suas reflexões, ele fala sobre o espírito tradicional okinawano, a realidade das bases militares dos Estados Unidos que ainda perdura e a insensatez da guerra.

A primeira coletânea, Espada de Areia, é uma representação terrena e sem pestanejos dos horrores da Batalha de Okinawa. Já em Mabui (palavra okinawana para “espírito”), o autor explora o fato que a ocupação americana mudou para sempre a província, algo que faz através dos olhos uma sacerdotisa yuta, focando na espiritualidade indígena do arquipélago.

Okinawa é uma documentação angustiante da guerra, mas também é uma obra que fala sobre sonhos e as necessidades da pessoas que velejam para um futuro incerto, tornando o título em uma leitura essencial para qualquer um interessado na Segunda Guerra Mundial e seus efeitos no mundo até hoje e também para aqueles interessados nas pessoas e cultura desse lugar com uma história tão fascinante, mas complicada. Apesar do mangá focar em um local específico, as relações complexas entre okinawanos e japoneses são representadas através dos conflitos entre suas identidades, história, locais e também entre a humanidade e violência que atravessa fronteiras.

Com essa publicação, os fãs de mangá no Brasil terão acesso a mais uma obra de grande relevância cultural e artística.

Para mais textos e notícias do universo dos animes e mangás sigam o AnimePop no Instagram e Threads.