O tecladista, de 69 anos, colaborou com vários artistas japoneses ao longo de sua carreira, destacando-se por sua participação na banda Hi-Fi Set e por suas contribuições em trilhas sonoras de animes.
Hiroshi Shinkawa, renomado músico japonês, faleceu aos 69 anos no dia 8 de janeiro, vítima de insuficiência cardíaca isquêmica. A informação foi divulgada pela conta oficial do artista no X (antigo Twitter) no dia 17 de janeiro. A mensagem, compartilhada por sua esposa, revelou que o funeral foi realizado na sexta-feira, conforme os desejos de Hiroshi.
Filho da poetisa Kazue Shinkawa, Hiroshi iniciou seus estudos musicais com piano desde jovem. Aos 11 anos, formou sua primeira banda escolar com o músico Char, com quem mais tarde compartilharia a carreira. Em 1978, ingressou na banda de apoio Hi-Fi Set, onde também colaborou com arranjos e composições, além de dirigir as apresentações da cantora Yumi Matsutoya.
Ao longo de sua carreira, Hiroshi Shinkawa trabalhou com diversos artistas japoneses, como Seiko Matsuda, Kinki Kids, Omega Tribe e Masayoshi Takanaka. Também colaborou com o astro chinês Jackie Chan, compondo arranjos para quatro faixas do álbum Shangri-La (1986).
Além de seu trabalho com artistas populares, Hiroshi também se destacou em produções de anime. Entre suas contribuições, merece destaque o arranjo do tema original do clássico Ninja Scroll (1993), e sua participação nos arranjos da 2ª abertura e 3º encerramento de Cat’s Eye, bem como na 1ª abertura e 2º encerramento de Kimagure Orange Road.
Para mais textos e notícias do universo dos animes e mangás sigam o AnimePop no Instagram e Threads.