A Sereia da Floresta conquista o Prêmio de Ouro. Além disso, Última Chamada Para Deixar a Terra, de Cassio Ribeiro, também foi premiado no evento
O Japan International Manga Award anunciou os vencedores da sua 18ª edição, e para a alegria dos brasileiros, A Sereia da Floresta, de Hiro Kawahara, conquistou o prestigioso Prêmio de Ouro. Esta é a premiação máxima do evento, celebrando a excelência na arte dos mangás.
Originalmente publicado de forma independente em 2021, A Sereia da Floresta ganhou uma nova versão em 2023, quando foi reeditado pela editora JBC. Esta versão reeditada foi a que participou da premiação, e o quadrinho é um volume único que encantou os jurados e conquistou os corações dos leitores.
Sinopse:
“Uma sereia faz um pacto para sobreviver em outro mundo e em outro corpo. Ela ressurge em uma floresta europeia, durante a Idade Média, onde encontra uma médica e alquimista persa. Juntas, elas tentam se adaptar a essa nova realidade, ao mesmo tempo, em que a Grande Peste e a Inquisição assolam o mundo ao redor delas.“
O Brasil marcou presença novamente no Japan International Manga Award deste ano com Última Chamada Para Deixar a Terra, uma obra de Cassio Ribeiro que conquistou o Prêmio de Bronze. Publicado de forma independente em maio do ano passado, o quadrinho brasileiro também se destacou entre os participantes.
Sinopse:
“Última Chamada para Deixar a Terra é um quadrinho que conta a história de Rita, Carlos e Lucas. Três Amigos que participaram de um evento que mudou suas vidas para sempre: Eles fotografaram um alienígena… Pelo menos foi o que se espalhou na pequena cidade de Caminho da Anta.
Anos depois, a agora fotógrafa Rita, volta para Caminho da Anta para descobrir o que realmente aconteceu e como aquele dia mudou a vida dos três e da cidade.
Uma fotógrafa traumatizada, um ufólogo desesperado por atenção e um membro de culto procuram por uma resposta.“
O Japan International Manga Award é um evento global que visa premiar artistas que, por meio de suas obras, contribuem para a disseminação dos mangás pelo mundo. Realizado desde 2007, o evento tem ganhado cada vez mais destaque e reconhecimento internacional.
Desde 2018, quadrinhos brasileiros têm sido premiados quase anualmente no Japan International Manga Award. No entanto, este ano é especial, pois A Sereia da Floresta se tornou o primeiro mangá brasileiro a conquistar o Prêmio de Ouro. Abaixo, confira uma lista de quadrinhos brasileiros que já foram premiados na competição:
- Romaria (Jun Sugiyama e Alexandre Carvalho);
- Ye (Guilherme Petreca);
- Ritos de Passagem (Lucas Marques);
- Fujie e Mikito (Marcelo Costa e Yuri Andrey);
- Nina no Mundo Subterrâneo: O Rato é o Gato do Rato (Pedro Sotto);
- Amarelo Seletivo (TalessaK e Ricardo Tayra);
- Reward (Kenji Okagawa).
Com o sucesso de A Sereia da Floresta, os quadrinhos brasileiros continuam ganhando espaço no cenário internacional, consolidando a presença do Brasil no universo dos mangás.
Para mais textos e notícias do universo dos animes e mangás sigam o AnimePop no Instagram e Threads.